quarta-feira, 5 de junho de 2013

IMA celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com premiação


Ascom IMA
Hoje (05), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) faz a entrega do Prêmio Destaque Ambiental, àqueles que se destacaram na preservação da biodiversidade. Esse ano a ênfase para a escolha dos agraciados foi o trabalho realizado para a criação, manutenção ou desenvolvimento das 49 Unidades de Conservação (UCs) existentes no estado.
A entrega do Prêmio marca também o encerramento do Mês do Meio Ambiente. Entre as principais atividades houve os barcos-escola especiais que saíram com estudantes das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Catolé e Fernão Velho e de Santa Rita – com passeio na laguna Mundaú, visita ao Jardineto Botânico do IMA, visita à exposição de objetos feitos com materiais reciclados e a exposição do Batalhão de Polícia Ambiental; o Domingo no Parque – que levou cerca de 1500 pessoas ao Parque Municipal de Maceió; as gincanas ambientais em diversas cidades; e o Passeio Ciclístico, com recorde de público: 2600 pessoas inscritas e mais centenas que simplesmente aderiram ao evento.
Hoje serão entregues prêmio para sete pessoas: Clênio Tavares, por conta do trabalho para criação do Parque Municipal de Piranhas; Sinval Autran, pelo trabalho desenvolvido como professor da Universidade Federal de Alagoas, dando ênfase às APAs; Algo Goulart, do grupo Olival Tenório, pelo trabalho para recente criação de três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); Luiz Alberto, da Codevasf, pelo incentivo e participação nas atividades desenvolvidas na APA da Marituba do Peixe.
Além deles, recebem também: Anivaldo Miranda pelo trabalho a frente da Superintendência de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco; Carla Marcon, coordenadora regional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), pela importâncias UCs federais; José Thomáz Nonô, pelo trabalho a frente do Conselho de Proteção Ambiental (Cepram).
A sétima edição de entrega do Prêmio será realizada no Jaraguá. O estado possui hoje 49 UCs, dentro do que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), nas esferas municipal, estadual e federal. São 31 RPPNs, 24 foram implantadas pelo estado entre os anos de 2007 e 2013, além de 18 outros espaços legalmente constituídos. No âmbito estadual foram criadas cinco APAs, duas Reservas Ecológicas e o Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre.
Fonte: Ascom IMA/Clarice Maia

Leia mais

0 comentários:

Postar um comentário