quinta-feira, 27 de junho de 2013

JP e mais nove capitais têm protestos hoje

JP e mais nove capitais têm protestos hoje
A quinta-feira deve ser mais um dia de protestos pelo país: atos foram marcados para Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Em Fortaleza, palco da partida entre Itália e Espanha pela Copa das Confederações, o protesto está marcado para às 10h. Na quarta-feira a cidade já havia registrado pequenas manifestações, que reuniram cerca de 150 pessoas cada. A concentração nesta quinta-feira vai ocorrer em frente ao campus da Universidade Estadual do Ceará.

Em Porto Alegre, palco de confrontos que resultaram em cerca de 80 detenções na segunda-feira, a concentração está marcada às 18h, na Praça da Matriz, no centro da capital. Já no Rio de Janeiro, o Fórum Contra o Aumento das Passagens marcou uma manifestação em frente à Igreja da Candelária, no centro. A concentração deve ocorrer a partir de 17h.

Em Salvador, a manifestação foi convocada pelo Movimento Passe Livre local. A concentração será no bairro Campo Grande, a partir de 14h. Os manifestantes planejam realizar uma passeata até a prefeitura da cidade. Salvador já foi palco de três outros protestos nas últimas semanas.

Outros protestos estão marcados em Florianópolis, Vitória, João Pessoa, Teresina e Aracaju. Na quarta-feira, ocorreram manifestações em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Palmas, Vitória, Porto Velho, São Luís Teresina, Recife, Belém, Maceió, Cuiabá, Fortaleza e João Pessoa.

Houve registro de choques entre a polícia e manifestantes em Belo Horizonte e Brasília. Na capital federal, pelo menos 20 pessoas foram presas. Já em Belo Horizonte, o protesto reuniu 50.000 pessoas durante a partida entre Brasil e Uruguai, que acontecia na capital mineira. Em meio aos confrontos com a polícia, promovidos por uma minoria de vândalos nas proximidades do Estádio do Mineirão, um homem despencou de um viaduto e morreu.

 com VEJA

0 comentários:

Postar um comentário