quarta-feira, 5 de junho de 2013

Polícia da Paraíba deflagra operação para buscar e recapturar 79 condenados por crimes no Estado

Manhã movimentada na área policial em algumas cidades da Paraíba. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) da Paraíba e polícias Civil e Militar realizam na manhã desta quarta-feira (5) uma operação com objetivo de recapturar 79 pessoas condenadas por crimes na Paraíba e que não estavam cumprindo suas penas. De acordo com o secretário Wallber Virgolino, os alvos são pessoas condenadas e que não estavam cumprindo suas penas, circulando livremente.

A maioria dos mandados de prisão está sendo cumprida em Patos, no Sertão paraibano, mas há apenados que estão sendo procurados em Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Segundo a Seap, a operação 'Guantánamo' visa tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprir suas penas nos regimes semi-aberto e aberto, mas por algum motivo resolveram não se recolheram mais ao cárcere durante a noite e finais de semana, conforme seria a determinação legal. Dentre os alvos dos mandados, estão comerciantes, corretores de imóveis e um dono de academia que ensina artes marciais a crianças. Os crimes vão de furto e roubo até homicídios, estupros, e outros. Mais de 100 homens e 50 viaturas foram mobilizadas para realizar a ação na Paraíba.

O secretário Wallber Virgolino explicou que o levantamento constatou vários apenados circulando livremente e contribuindo para o aumento da insegurança, principalmente nos períodos noturnos e fins de semana. Pessoas que deveriam se recolher aos presídios mas agiam como se não tivessem cometido crime algum, até mesmo mudando seus domicílios para o Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal. "Esta operação é um verdadeiro acerto de contas de criminosos com a Justiça, a integração entre as instituições é fundamental para se combater o crime organizado de forma qualificada e estratégica. A operação deflagrada no dia de hoje é um marco para o sistema prisional da Paraíba, pois demonstra a preocupação não apenas custodiar esses apenados, mas também contribuir com a segurança pública com a retirada de circulação de criminosos", afirmou Wallber Virgolino.

Para o delegado regional de Patos, Danillo Orengo, “a Polícia Civil está atenta e preparada para agir nos mais variados casos. 

redaçaõ com G1

0 comentários:

Postar um comentário