domingo, 18 de agosto de 2013

Nossa fábrica da hemobrás em Goiana PE

A Hemobrás está construindo no município de Goiana, em Pernambuco, a primeira fábrica do Brasil para a produção de medicamentos a partir do plasma sanguíneo ou obtidos por meio de engenharia genética – unidade que também será a maior da América Latina. O empreendimento começou a ser erguido em junho de 2010 e possuirá 17 prédios, distribuídos em 48 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 25 hectares no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, de onde será uma das âncoras. As obras civis devem ser concluídas em 2014.

A primeira etapa da unidade fabril foi inaugurada em dezembro de 2011, contemplando os blocos B01, que abriga a câmara fria para estocagem do plasma, e B17, reservado para os geradores de energia; além de parte do B14, com um reservatório enterrado com capacidade para 450 mil litros de água. O início da operação foi marcado pela chegada do primeiro caminhão com bolsas de plasma, em setembro de 2012. Até julho de 2013, um total de 585 mil bolsas de plasma haviam sido recolhidas pela Hemobrás em 117 serviços de hemoterapia de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e armazenadas em B01.

Já a segunda etapa da fábrica, cujas obras foram iniciadas em junho de 2011, é formada por 13 blocos, que ocupam 45 mil metros quadrados de área construída. Entre os principais prédios, estão o B02, considerado o coração da planta industrial, por ser onde ocorrerá o fracionamento de até 500 mil litros de plasma por ano; e o B03/B04, onde acontecerão a liofilização (desidratação), o envase e o empacotamento dos produtos acabados. 

Na fábrica da Hemobrás serão produzidos os seis hemoderivados de maior consumo no mundo, e hoje 100% importados: albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX plasmáticos, fator de von Willebrand e complexo protrombínico. Estes produtos são fundamentais para milhares de brasileiros portadores de hemofilia, imunodeficiências primárias, cânceres, cirrose, queimaduras graves e crianças com Aids, além de pessoas em tratamento de terapia intensiva, atendidas no SUS. Os sistemas público e privado do Brasil despendem, anualmente, cerca de R$ 800 milhões com importação de hemoderivados. A unidade fabril está orçada em R$ 670 milhões.

A Hemobrás também irá fabricar o fator de coagulação VIII recombinante, ou seja, obtido por meio de engenharia genética, e voltado para o tratamento da hemofilia tipo A. 

Saiba mais sobre a fábrica no vídeo e imagens abaixo 





























Bloco B01 – Com uma área de 2,7 mil m², será um dos blocos mais importantes da fábrica. Nele, acontecerão recepção, triagem e estocagem do plasma humano brasileiro, matéria-prima dos medicamentos derivados do sangue que serão produzidos no país. O produto será armazenado numa câmara fria a -35ºC, operada por dois transelevadores.

Bloco B02 - Considerado o coração da planta industrial, está instalado numa área de 13.050 m² onde ocorrerá o fracionamento do plasma, transformando-o em medicamento.

Bloco B03 – Neste espaço de 10.782 m² irá ocorrer a liofilização (desidratação) e o envase dos produtos acabados.

Bloco B04 – Prédio dedicado à embalagem dos produtos envasados, com área de 3.839 m²

Bloco B05 – Prédio de 5.390 m² destinado à estocagem dos produtos acabados e ao almoxarifado.

Bloco B06 – Prédio do laboratório de controle de qualidade, com área: 4.552 m²

Bloco B10 – Prédio destinado à instalação das caldeiras, para a produção de vapor. Área: 186 m².

Bloco B11 – Prédio com 179m² de área, reservado à estocagem dos produtos químicos necessários à produção.

Bloco B12 – Prédio para atividades de manutenção da planta industrial, com área de 1.457m².

Bloco B13 – Armazenamento dos resíduos industriais sólidos. Área: 193 m².

Bloco B14 – Reservatórios elevado e enterrado de água. Volume total de armazenamento: 1 milhão de litros de água;

Bloco B16 – Estocagem de álcool etílico necessário à produção. Área: 260 m².

Bloco B17 – Casa dos geradores de energia, com área de 156m² e capacidade total de geração de 2 mil kVA.

Bloco B18 – Prédio destinado à instalação da subestação elétrica de 69kV, com área de 546 m².

Bloco B19 – Instalações dos paineis elétricos e transformadores. Área: 160 m².

Bloco B20 – Tanque intermediário de processo dedicado ao resfriamento do etanol. Área: 98 m².

Prédio P1 – Portaria da unidade fabril. Área: 95 m². 


Noticia da hemobrás 

0 comentários:

Postar um comentário